Cardeais visitarão caixão do papa Francisco juntos um dia após funeral; 149 já chegaram para o conclave
25/04/2025
(Foto: Reprodução) Segundo comunicado do Vaticano, a decisão foi tomada pelos cardeais já presentes em Roma - são 252 no total - durante o quarto dia de congregação, nesta sexta-feira (25). Projeto do túmulo do papa Francisco na Basílica Santa Maria Maior
Vatican News / Divulgação
Os 149 cardeais já presentes no Vaticano para o conclave decidiram, nesta sexta-feira (25), que farão uma visita conjunta ao túmulo do papa Francisco, na Basílica de Santa Maria Maior, às 16h de domingo (27), no quarto dia de congregação.
De acordo com comunicado do Vaticano, os cardeais atravessarão a Porta Santa, visitarão o túmulo de Francisco e depois a Salus Populi Romani, uma imagem da Virgem Maria que fica em uma capela da basílica.
A visitação ao público também será aberta no domingo e estão previstas visitas para jornalistas no mesmo dia, além de segunda e terça-feira.
AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias sobre o funeral do papa
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Ainda segundo a Santa Sé, o rito de fechamento do caixão do Papa Francisco, que ocorrerá na noite desta sexta-feira (25) após o fim do velório público, será um ato privado e não será transmitido ao vivo.
No total há 252 cardeais pelo mundo, no entanto, apenas os que têm menos de 80 anos - cerca de 135 - poderão entrar no conclave que elegerá o novo pontífice.
Basílica recebe último dia de velório do papa Francisco
Velório público
Uma multidão de fiéis faz fila para visitar o caixão do papa Francisco na basílica de São Pedro, no Vaticano, no último dia de velório público. Mais de 150 mil já prestaram suas homenagens ao pontífice, e a visitação pública se encerra às 14h no horário de Brasília (8h no horário local), sem extensão de horário, anunciou o Vaticano.
A Basílica de São pedro foi reaberta ao público que deseja se despedir do papa Francisco às 2h desta sexta (24), no horário de Brasília (7h no horário local). Este é o terceiro dia do velório do pontífice que se encerra nesta sexta (25), às 14h também no horário de Brasília.
Segundo o repórter da TV Globo Leonardo Monteiro, que está no Vaticano, nesta sexta-feira tem muito mais gente do que ontem na fila por conta de um feriado nacional na Itália. Os italianos comemoram nesta sexta o Dia da Libertação, dos 80 anos do fim do regime fascista de Benito Mussolini.
2º dia de velório do papa Francisco
Reuters e AFP
No primeiro dia da cerimônia, o fechamento da basílica teve que ser adiado em razão do grande número de fiéis que ainda estavam na fila. O fechamento oficial ocorreu por volta das 20h50, no horário de Brasília, quase duas horas depois do previsto. Durante a tarde, o Vaticano informou que mais de 20 mil pessoas já haviam passado pela Basília de São Pedro.
O sepultamento de Francisco será neste sábado às 5h. Veja aqui o passo a passo de como serão as cerimônias.
A grande fila para visitar o caixão do papa continua grande neste terceiro dia de velório. No primeiro dia, as visitas se estenderam por quase duas horas além do horário previsto.
Por conta da grande quantidade de fiéis que fazem fila para visitar o caixão do papa Francisco, a basílica ficou aberta até as 2h30 e reabriu às 5h40, no horário local (21h30 de quinta e 0h40, respectivamente, no horário de Brasília), o que adicionou pouco mais de quatro horas de visitação, segundo o Vaticano.
Uma medida similar foi adotada pelo Vaticano durante a madrugada do primeiro para o segundo dia do velório, em que a basílica ficou fechada apenas durante 1h30 para limpeza. Cerca de 13 mil fiéis visitaram o caixão do papa nessa madrugada.