Vaticano anuncia suspensão de todas as beatificações até escolha de novo papa
22/04/2025
(Foto: Reprodução) Cerimônias, um passo para a canonização, que torna uma pessoa santa, foram canceladas por conta de morte do papa. Decisão foi feita por colégio de cardeais, que já estão reunidos no Vaticano. Veja a lista dos principais nomes cotados para ser o novo papa
O Vaticano anunciou nesta terça-feira (22) que vai suspender todas as beatificações que estavam programadas na Igreja Católica até que um novo papa seja eleito.
A decisão foi tomada pelo Colégio dos Cardeais — que também escolherão um novo pontífice no conclave —, em reunião nesta manhã.
As beatificações são um passo dentro do processo de canonização, que reconhece uma pessoa como santa. Na segunda-feira (21), após a morte do papa Francisco, o Vaticano anunciou também a suspensão da canonização de Carlos Acutis, conhecido como o primeiro santo da geração millenial e "padroeiro da internet".
Acutis seria canonizado no próximo domingo (27) em cerimônia na Praça São Pedro, no Vaticano.
Primeiras imagens
Também nesta terça, o Vaticano divulgou as primeiras imagens do papa Francisco no caixão. Em uma das fotos, o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, aparece rezando ao lado de Francisco.
As primeiras fotos do papa Francisco no caixão foram divulgadas nesta terça-feira.
Associated Press
As fotos foram feitas na Casa Santa Marta, onde viveu o pontífice.
O Vaticano anunciou que o funeral do papa Francisco será às 5h de sábado (26), 10h no horário local de Roma.
Confira as fotos:
Papa Francisco
Reuters
Papa Francisco
Reuters
Papa Francisco
Reuters
Papa Francisco
Reuters
Papa Francisco
Reuters
LEIA MAIS:
Como será o funeral? E o conclave? Confira perguntas e respostas
Batina branca, caixão simples, pano sobre o rosto: as etapas do funeral e do sepultamento do papa Francisco
Morte de Francisco
Apartamento do papa Francisco é selado no Palácio Apostólico
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
As causas da morte foram um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de insuficiência cardíaca, conforme informou o Vaticano.
"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", diz comunicado oficial.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.